Materiais Naturais Melhorados: Nanocelulose
- LQB Unicamp
- 3 de abr. de 2015
- 1 min de leitura

Artigo de pesquisa sobre obtenção de nanocelulose a partir de bagaço de laranja, de Mayra Mariño, foi publicado na revista Molecules com a colaboração da Dra. Lucimara Lopes e orientação de Nelson Durán e Ljubica Tasic.
A seguir, está parte de resumo do artigo. Clique aqui para ler na íntegra (em inglês):
"Nanocelulose é um biomaterial renovável, altamente versátil e relatiamente barato, com propriedades vantajosas incluindo a biogedradabilitadade e atoxicidade. Dentre as inúmeras aplicações da nanocelulose o seu uso para a preparação de compositos de alta eficiência atraiu a atenção da indústria. Com baixo consumo de energia e alto valor agregado do produto final, a extração de nanocelulose a partir de resíduos agrícolas é uma das melhores alternativas para o tratamento do lixo. (...) A morfologia da nanocelulose foi determinada por Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia Eletrônica de Varredura por Emissão de Campo, enquanto que a cristalinidade das amostras liofilizadas foi determinada por RMN de estado sólido e Difração de Raios-X. O resultado foi de nanofibras com 55% de cristalinidade e dimensões médias de 10 nm de diâmetro e 450 nm de comprimento."
Citação: MARIÑO, MAYRA ; LOPES DA SILVA, LUCIMARA ; DURÁN, NELSON ; Tasic, Ljubica . Enhanced Materials from Nature: Nanocellulose from Citrus Waste. Molecules (Basel. Online)Fator de impacto (JCR 2014): 2.416" style="border: 0px none; font-size: 11px; margin: 0px; padding: 0px; outline: none 0px; vertical-align: baseline; text-align: left; background: none 0px 0px repeat scroll transparent;">, v. 20, p. 5908-5923, 2015.