top of page

Conheça nossas

linhas de pesquisa!

Análises Lipidômicas

A presença de fosfolipídeos em peixes e sua importância para a saúde humana está relacionada, principalmente, no fato de alguns fosfolipídeos conterem ácidos graxos do tipo ômega 3 em suas estruturas.

Photo by gambier20CC BY 2.0

Da Amazônia ao Laboratório

Pouco se sabe à respeito das rotas biossintéticas de fosfolipídios nos peixes amazônicos. Muitos desses lipídios são importantes para a saúde humana, como o ômega 3.

 

Objetivo da Pesquisa

 

A presença de fosfolipídeos em peixes e sua importância para a saúde humana está relacionada, principalmente, no fato de alguns fosfolipídeos conterem ácidos graxos do tipo ômega 3 em suas estruturas.

 

Porém, estudos e caracterização destas biomoléculas na sua forma intacta ainda é pouco relatada na literatura, sobretudo a cerca de peixes amazônicos, já que apesar dos avanços nas técnicas para determinação de lipídeos, suas análises continuam sendo desafiadoras, devido à complexidade e a especificidade destes, que opostamente à análise proteômica e genômica, não se apoiam em informação que possa prever o número de moléculas individuais presentes em um organismo.

 

Deste modo, este projeto envolve a investigação de fosfolipídeos em nove espécies de peixes amazônicos de diferentes hábitos alimentares: tambaqui, sardinha, curimatã, pirarucu, jaraqui, surubim, mapará, pescada e tucunaré, em diferentes épocas sazonais, através de análise fosfolipidômica, bem como a investigação da biossíntese desses fosfolipídeos, utilizando técnicas cromatográficas e espectroscópicas, como a espectrometria de massas e a espectroscopia de ressonância magnética nuclear.

 

Como não existem estudos desse tipo de análise em peixes amazônicos, associado a correlação de fosfolipídeos contendo ácidos graxos ômega 3 com tratamento de doenças, devido ao fato de serem precursores de eicosanoides, espera-se que os resultados contribuam para além de entender melhor a rota biossintética dos fosfolipídeos de peixes amazônicos, atribuir importância a estrutura em que esses ácidos graxos estão ligados.

Química no dia-a-dia

O efeito hidrofóbico leva os lipídios para a superficie da água.

Ocupando o maior espaço possível de modo a minimizar a repulsão entre suas cadeias, padrões nanométricos se formam, permitindo que o fenômeno de difração seja observado!

bottom of page